Planeamento Familiar

    O Planeamento Familiar é algo fundamental naquilo que diz respeito aos tratamentos e cuidados que se devem ter relacionados com a Saúde Sexual e Reprodutiva. O seu principal objectivo é acompanhar tanto mulheres como homens no planeamento do nascimento dos seus filhos através de aconselhamento e contracepção, além de:

 

  • promover uma vivência sexual gratificante e segura;
  • preparar uma maternidade e paternidade saudáveis;
  • prevenir a gravidez indesejada;
  • reduzir os índices de mortalidade e morbilidade materna, perinatal e infantil;
  • reduzir o número de infecções sexualmente transmissíveis;
 
    Em Portugal, todos os centros de saúde devem ser capazes de garantir consultas de Planeamento Familiar e dispor de equipas multiprofissionais para o esclarecimento das dúvidas e perguntas relativamente à saúde sexual e reprodutiva.
Porque a decisão, de ter ou não filhos e de escolher o momento, é um direito que assiste a todos os indivíduos ou famílias e é essencial ao bem-estar social. E todos os indivíduos devem poder ter acesso à informação que lhes permita decidir em consciência sobre o método contraceptivo mais adequado. Neste contexto, devem existir serviços com pessoal técnico devidamente habilitado para o aconselhamento e os meios materiais necessários para o fazer com a qualidade necessária.
    Segundo a legislação portuguesa, o direito ao Planeamento Familiar é assegurado a todos, sem qualquer tipo de discriminações (raciais, sexuais, religiosas, entre outras), bem como o direito à informação, conhecimentos e meios que lhes permitam tomar decisões livres e responsáveis.
 
 

Nunca te esqueças: As consultas de PF e os meios contraceptivos proporcionados por entidades públicas são gratuitos!

 
Além disso, os jovens podem ser atendidos em qualquer consulta de Planeamento Familiar, tanto em centros de saúde como serviços hospitalares, quer pertençam ou não à sua área de residência.