Educação Sexual

 

    Nos últimos anos a temática da Educação Sexual nas escolas tem sido objecto de medidas legislativas e políticas específicas.
    No entanto, o momento a partir do qual se pode ou deve começar a ter Educação Sexual e como ensinar Educação Sexual nas escolas, é uma dúvida que surge com frequência.
    Educar é um processo que tem início com o nascimento e, portanto, a Educação Sexual deve ser integrada nas escolas desde esse momento, juntamente com a educação dada pelos Pais/Encarregados de Educação.
    Assim sendo, torna-se necessário definir claramente os objectivos da Educação Sexual, e para tal se fazer e criar um programa de Educação Sexual, tem-se que recorrer ao conceito de Sexualidade.
    Muitos dos receios em torno da Educação Sexual, devem-se à ideia redutora do conceito de Sexualidade. 
    A Sexualidade, para a maior parte das pessoas, resume-se ao sexo e ao sistema reprodutor, mas na verdade é algo muito mais abrangente. 
    

A OMS definiu-a como “uma energia que nos motiva a procurar o amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser sensual e ao mesmo tempo sexual, ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções com os outros e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.”

 
Em suma, engloba a:
  • Identidade sexual (masculino/feminino);
  • Os afectos e a auto-estima, isto é, os nossos sentimentos em relação a nós próprios e em relação aos outros, em ralação a todas as mudanças do nosso corpo, etc.;
  • Todas as alterações físicas e psicológicas ao longo da nossa vida;
  • Conhecimento da anatomo-fisiologia do sexo feminino e masculino;
  • Higiene na puberdade;
  • A gravidez, o parto, a maternidade e a paternidade;
  • Os métodos contraceptivos;
  • As doenças sexualmente transmissíveis.
 

Os programas de Educação Sexual a desenvolver numa escola devem sempre ser adaptados à faixa etária dos alunos.

 

Entre os muitos objectivos da educação Sexual, é de salientar os seguintes: 
  • Contribuir para a aceitação positiva e confortável do corpo sexuado, do prazer e da afectividade nas expressões e comportamentos sexuais nas várias fases de desenvolvimento;
  • Expressar os sentimentos e afectos;
  • Adquirir conhecimentos sobre as várias dimensões da sexualidade;
  • Desenvolver a capacidade de tomar decisões e de recusar comportamentos não desejados;
  • Desenvolver uma atitude de aceitação e não discriminatória face às expressões e orientações sexuais dos(as) outros(as);
  • Desenvolver uma atitude preventiva em matéria de Saúde, nos aspectos relacionados com a sexualidade e a reprodução, etc.